terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Apresentação


Milton Salgado Rangel nasceu em 19 de Maio em Maria da Fé, MG. Começou a carreira no rádio, entre várias emissoras que trabalhou, a Rádio Nacional é a mais conhecida, onde trabalhou por cerca de 20 anos e fez os mais diversos personagens, entre ele podemos destacar "Jerônimo - O heró doi Sertão", que esteve por quase 20 anos no ar, e a novela "Moisés Weltman", que ficou no ar por 18 anos.
Em Jerônimo, no qual dava voz ao protagonista, fazia parceria com Cauê Filho, o Moleque Saci, mais tarde feito por Luiz Manoel, e Carmen Sheila, a Aninha, namoradinha de seu personagem.
Essa rádio novela foi a mais famosa do rádio brasileiro, tendo outras cópias, como "Juvêncio - O Herói do Sertão", na Rádio São Paulo. Milton foi, também, o Centurião, na rádio novela mais clássica do país, "A Paixão de Cristo". Em 28 de Agosto de 1965, foi o narrador, ao lado de Roberto Faissal, do programa "Os 24 anos do Repórter Esso", também na Rádio Nacional.
Na dublagem entrou no início da mesma, em 1958, no Rio de Janeiro, na Cinelab, empresa que começou na mesma época que a Ziy, mas que tinha um fluxo maior de profissionais, e foi a grande escola da dublagem, pois obteve primeiro que a Ziy, todo aquele elenco que se tornarian os grandes dubladores do Brasil. Na Cinelab, Milton, além de dublador, era diretor de dublagem, mesmo sem conhecer direito aquela arte.
Como os demais colegas, foi aprendendo e ensinado, ao mesmo tempo, e com isso se tornou um dos grandes diretores de dublagem da história do país, lembrado até hoje pelos amigos. Milton também foi o protagonista de duas das primeiras séries dubladas no Rio: Bret Maverick, na série "Maverick", na Cinelab, e "Bat Masterson", na série de mesmo nome, na Ziy.
Com o fim das dublagens na Cinelab, e com a Ziy já fechada a algum tempo, Milton vai para a RioSom, onde desempenha seu trabalho como diretor e dublador. Anos depois vai para a CineCastro desempenhar os mesmos cargos, tornando-se, também, narrador da empresa por um certo tempo. Também trabalhou na DublaSom Guanabara e na Herbert Richers.
Infelizmente, veio a falecer precocemente em 6 de Março de 1972, deixando esposa e três filhos. Após sua morte, Milton foi homenageado pela Herbert Richers, a qual deu seu nome a um de seus estúdios, e mantido assim até o final da empresa, que aconteceu 40 anos depois.

Trabalhos:

- Zandor em Os Herculóides
- Wyatt Earp (Henry Fonda) em Paixão dos Fortes
- Esteban (Richard Devon) em Os Comacheros
- Herman Monstro (Fred Gwynne) em Os Monstros (CineCastro)
- Rick Ricardo (Desi Arnaz) em I love Lucy
- Brian Hawke (Errol Flynn) em Contra Todas as Bandeiras
- Sam Bowden (Gregory Peck) em Círculo do Medo
- Os Irmãos Bacalhau em Os apuros de Penélope Charmosa
- Hayata / Ultraman (Susumu Kurobe) em Ultraman
- Espoleta em Pinóquio
- Rei Pompo de Liliput em As aventuras de Gulliver
- Pink Benson (Gene Kelly) em A senhora e seus maridos
- Narrador em George, o rei da floresta
- Richard Vance e sua sombra em O Sombra
- Lars e Torg em Viagem ao centro da Terra (Filmation)
- Bret Maverick (James Garner) em Maverick
- William Barclay "Bat" Masterson (Gene Barry) em Bat Masterson

Esse blog tem por objetivo homenagear esse grande homem e sua contribuição para a história da dublagem no Brasil. O blog trará fotos, reportagens, vídeos e áudios de seus trabalhos e depoimentos de quem conviveu e trabalhou com ele!


Nenhum comentário:

Postar um comentário